Quem Disse que as Crianças não Gostam de Ler?

   

qdo-ler-e-1-paixao-4_mini

     Imagem: “Ler é Crescer”

      No presente ano letivo apercebi-me que era fundamental desenvolver a leitura de um dos meus filhos que dizia que não gostava de ler. Decidi implementar uma rotina e uma regra associada: “Após o jantar podem ler . Não há TV, ipad, etc, quando há escola.”

     Inicialmente esta regra foi recebida pelos meus filhos com um “oh mãe!”. Para os motivar comecei por ler alternadamente com cada um. No início liamos alternadamente uma frase, em seguida um parágrafo e por último uma página. Quem começava a leitura e o que lia cada um eram decisões que tomavam todos os dias.

     E assim, passado um mês, o momento da leitura tornou-se uma rotina na nossa casa. Hoje em dia, quando lhes dizemos para ir para a cama vem a pergunta “ -Podemos ler ?” ou “-Lês comigo?”;  antes de dormir já têm a iniciativa de ir buscar um livro e, quando os avisamos que não há tempo para ler, vem o “Oh! Não podemos ler!”

     Penso que esta mudança na nossa rotina familiar foi muito benéfica para todos. Se o objetivo inicial era melhorar a leitura, o resultado superou as nossas expetativas. Para além de a leitura se ter tornado mais fluente, terem aprendido vocabulário desconhecido, criou-se neles o gosto pela leitura e permitiu-nos ter conversas importantes sobre comportamentos e problemas vividos pelas personagens.

     A leitura partilhada com os nossos filhos permitiu-nos ter um momento especial no final de cada dia com eles, muitas vezes difícil de ter na azáfama da vida e porque as prioridades de todos são outras.

    Se este testemunho tivesse um título seria : “Quem disse que as crianças não gostam de ler?”

 Rita Delgado da Rocha

Mãe do CAD

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *