Ler Para Os Filhos Mais Velhos

 Parole perdute
Creative Commons License Photo Credit: Valentina_A via Compfight 

      Diversos estudos têm vindo a mostrar a importância da influência dos Pais nos hábitos de leitura dos seus Filhos. Depois de aprenderem a ler, os Filhos são, muitas vezes, “entregues a si próprios” enquanto leitores: com um livro na mão, antes de adormecer, confiados à aventura da leitura silenciosa.

     Contudo, e sem detrimento dessa experiência insubstituível, pensa-se que os pais devem continuar a reservar pequenos espaços privilegiados para ler em voz alta aos seus filhos.

     Com efeito, a “idade de ouvinte” não coincide, cronologicamente, com a “idade de leitor”, isto é, uma criança de dez anos lerá confortavelmente livros com um grau de dificuldade adequado à sua idade, mas já será capaz de ouvir ler em voz alta livros apropriados para 12 anos, com proveito e prazer.

     O Autor do best-seller “The Read-Aloud Hand Book” – “O Manual da Leitura em Voz Alta” – para além de explicar em detalhe os benefícios do prolongamento desta prática para além da primeira infância, oferece também uma extensa lista de sugestões de leitura em voz alta –  para crianças dos 8 aos 10 anos e para pré-adolescentes até aos 12 anos – algumas das quais correspondem a livros já publicados em Português.

     Entre os variados benefícios resultantes de continuarmos a ler em voz alta para os nossos filhos pré-adolescentes,  destacam-se os quatro seguintes:

  • O indelével laço de cumplicidade afetiva que nasce da partilha de um mundo imaginário reforça-se, “aparelhando” assim a relação humana para a travessia da adolescência.
  • O facto de se poderem abordar assuntos mais sensíveis ou mais profundos pela mediação de uma narrativa, permite equacionar as questões com distância mais objetiva e abre espaços de diálogo a aprofundar em momentos ulteriores.
  • O convívio com uma ampla variedade de vocabulário invulgar no quotidiano, bem como a iniciação a um uso mais  reflexivo da linguagem, induzido  pela próprio “meio vital” da expressão escrita abre um horizonte mais vasto de sentido.
  • Finalmente, a sensibilização a valores estéticos e éticos que as narrativas de qualidade não deixam de transmitir.

     Gostaríamos de partilhar, neste espaço, experiências dos nossos Encarregados de Educação sobre a leitura em voz alta com os seus filhos. Aqui fica o nosso convite.

    

Biblioteca do CAD

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *